Curso de mergulho cientifico (Scientific Diver CMAS)

29-12-2011 12:35

Introdução

O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho com a qual os cientistas obtêm dados sobre o ambiente subaquático, usando as mais diversas tecnologias. Actualmente, é utilizado por milhares de cientistas, estudantes, e técnicos em todo o mundo, nos mais diversos ambientes e nas mais diversas áreas científicas. Embora a ciência marinha moderna use submersíveis tripulados e não tripulados para muitos propósitos, o mergulho científico é essencial para na realização de várias tarefas técnicas. As condições locais, tais como a ocorrência de cardumes, as condições das ondas ou águas rasas, bem como a complexidade de algumas operações subaquáticas, por vezes, impedem o uso de submersíveis ou técnicas altamente sofisticados veículos operados remotamente (ROV) e fazem mergulhadores científicos indispensáveis. O limite de profundidade para o mergulho científico de 40m permite também a investigação da maioria dos sítios arqueológicos subaquáticos onde a maioria das operações são realizadas em águas rasas menos de 10m de profundidade. Os mergulhadores Científicos da Universidade dos Açores, podem operar independentemente da temperatura da água e as condições de luz e visibilidade, portanto, durante todo o ano. As suas operações podem ser realizadas em qualquer local, em massas de água que sejam num ambiente oceânico ou em lagos de água doce.

Objetivos

Introdução à prática de Mergulho Cientifico e capacitação para imersões até 30 metros de profundidade através da descrição de alguns dos procedimentos usados em projectos científicos e campanhas de mergulho. Os métodos apresentados durante o curso servem como directrizes nas pesquisas subaquáticas ou para recolher dados.

Enquadramento legal

O apoio será fornecido por um grupo de cientistas e técnicos com qualificações que lhes permitam ensinar a valência do mergulho científico (docentes, monitores de mergulho, mergulhadores profissionais, todos os detentores de habilitação para o efeito). Além disso, os participantes como futuros mergulhadores científicos autónomos ou em equipa em campanha, cientistas marinhos, físicos, médicos, advogados e outros, será solicitado sempre apoio clínico bem como a sua assistência em questões específicas (fisiologia de mergulho, acidentes de manuseio de gases sob pressão, metodologia, científica e tecnológica, a legislação, etc).

Espera-se que a legislação Portuguesa se adapte às futuras normas europeias, de acordo com critérios que permitem a mobilidade dos investigadores na Europa e no ITA (missões, campanhas, incorporados ou não, permanece). As normas europeias de mergulho ("Normas europeias para o mergulho científico") estão a ser implementadas nos títulos de SDC (Scientífic Diver CMAS) ou ESD (European Scientífic Diver) e ASDC (Advanced Scientífic Diver CMAS) ou ESDA (European Scientífic Scientific Diver Advanced).

Aplicações do mergulho científico:

• Arqueologia subaquática (monitorização, tratamento e recolhas de artefactos, museus)
  • Ecologia e Biologia  (estudos de comportamento, biodiversidade, monitorização de comunidades, e biótopos)
  • Enfermagem (operações em ambiente hiperbárico, acompanhamento de doentes)
  • Espeleologia  (topografia, recolhas de organismos)
  • Física (operações hiperbáricas, ensaios de fluidos, estudos mecânicos)
  • Geologia (estudo e observação de fenómenos e estruturas, monitorização dos fundos)
  • Medicina (barotraumatismos, fisiopatologia e fisiologia aplicada)
  • Oceanografia (medições e operações com instrumentos, colocação e recolha de instrumentos)
  • Pescas  (fiscalização, estudos de comportamento, avaliação do efeitos das artes de pesca)
  • Tecnologia  (ensaio de instrumentos e veículos)

Requisitos de acesso

• Os alunos deverão possuir, para além da matrícula, um certificado médico para a práctica de mergulho, fotocopia do B.I. e 6 fotografías tamanho tipo passe.
  • Estar APTO no teste de pressão e no teste de tolerância ao oxigénio, a realizar no HDES.
  • Ser aluno nas áreas chave de Biologia, Enfermagem, Fisica, Geologia, História, Medicina e pessoal técnico ou docente de um estabelecimento de ensino reconhecido. Os militares da armada, os agentes da policia maritima e outros agentes de investigação são admitidos no curso.
  • Para CSD ou ESD pode ser P1 (P1E) ou equivalente, desde que possua no minimo 50 mergulhos no inicio do curso e as especialidades de Mergulhador Socorrista, Administração de Oxigénio e Navegação (podem realizar estas formações no NASAL no perído que antecede o inicio do curso).
  • Para CSD ou ESD deve ser P2 (P2E) ou equivalente e possuir no minimo 50 mergulhos no inicio do curso (80 mergulhos no final - cerca de 50 horas de mergulho)
  • Para CASD ou AESD deve ser P3 (B3E), ter ferquentado o CSD ou ESD e possuir no minimo 80 mergulhos no inicio dos curso (100 mergulhos no final - cerca de 80 horas de mergulho)

Dados gerais

• Duração: 120 horas